terça-feira, 20 de agosto de 2019

Busca agoniante


 
Hoje durante o dia, no trabalho, do nada lembrei dessa personagem da tirinha ao lado. Lembro que, quando criança, hora ou outra esbarrava com essas historinhas nas páginas finais de revistas e jornais. Mas a muitos anos que não a via por aí - não que eu estivesse buscando, ou consumindo revistas.

Daí lembrei e tal, fui tentar acha-la no Google. Nossa, que luta. usei diversas palavras chaves e nada de aparecer. Como não sabia o nome, fiquei disparando as cegas na esperança de surgir algo. 

Nada. Vim para casa pensando que continuaria na busca até achar. E por fim acabei achando e, assim que o fiz, vim correndo escrever sobre essa mini saga. 

Para fins informativos e de nota, segue o quote do Wikipédia:

Radical Chic é o título e personagem de quadrinhos do cartunista brasileiro Miguel Paiva, publicada originalmente no suplemento dominical do extinto Jornal do Brasil, a partir de 1982. Paiva baseou-se na expressão cunhada em 1970 pelo jornalista estadunidense Tom Wolfe para criar a figura de uma mulher que, em suas palavras, "fosse ao mesmo tempo preocupada com a realidade, visto que na época saíamos de um período autoritário, e também ligada na própria felicidade pessoal, na busca do prazer", refletindo na época de sua criação o momento histórico da redemocratização pela qual passava o Brasil. Com o tempo a personalidade da "Radical" mudou tornando-se, ainda segundo o autor, "mais light, menos radical, mais chique e também mais confusa", mantendo contudo a característica de falar de homens, sexo, casamento, futebol e do Rio de Janeiro, onde é ambientado.

Pois bem. Fica aí então essa pequena satisfação do dia, encontrar e lembrar dessa tirinha. É tipo aquela satisfação de lembrar um nome que ficou buscando durante o dia inteiro. Ta ligado?

Nenhum comentário: